CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, 27 de maio de 2008

Filtro de pesquisa na BVS

Base de dados : LILACS
Pesquisa : "ACIDO URICO/ME" [Descritor de assunto] and not "PORTUGUES" [Idioma] and not "INTERNET" [Suporte Eletrônico]
Referências encontradas : 9 [refinar]

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Resultado da pesquisa na BVS

Id: 295743
Autor: Saaibi Solano, Diego Luis.
Título: Gota e hiperuricemia / Gout and hyperuricemia
Fonte: Rev. colomb. reumatol;7(3):281-91, sept. 2000. tab.
Idioma: Es.


Resumo:
La lesión articular por microcristales de urato monosódico es la artritis mas frecuente en el sexo masculino entre los 40 y 60 años. Su presentación clínica clásica esta precedida por un estado morbido de hiperuricemia que debe ser adecuadamente reconocido y manejado. Una vez la gota se presenta clínicamente el papel del médico consiste no solo en tratar el episodio agudo sino en realizar un enfoque diagnóstico y terapéutico acorde con los parámetros internacionales, buscando un control sintomático rápido y seguro. Esta revisiàn incluye conceptos sobre la etiopatogenia, presentación clínica, criterios de diagnóstico y las diferentes opciones terapéuticas disponibles hoy en dia. (AU)


Descritores:
Gota/diagnóstico Gota/etiologia Gota/patologia Gota/quimioterapia Ácido Úrico/análise Ácido Úrico/efeitos adversos

domingo, 18 de maio de 2008

Resultado do Decs

Descritor Inglês: Gout
Descritor Espanhol: Gota
Descritor Português: Gota
Categoria: C05.550.114.423
C05.799.414
C16.320.565.798.368
C18.452.648.798.368
Definição Português: A doença metabólica hereditária caracterizada por artrite aguda recorrente, hiperuricemia e deposição de uratos de sódio dentro e ao redor das articulações com a formação de cálculos de ácido úrico.
Nota de Indexação Português: uma doença reumática; /quimioter: veja também SUPRESSORES DA GOTA & seus específicos; veja também ARTRITE GOTOSA

Fichamento: Gota tofácea crônica em paciente com artrite reumatóide

A gota crônica e a artrite reumatóide são manifestações médicas comuns com efeitos debilitantes sobre o paciente. Estas condições não são normalmente encontradas simultaneamente e pode ser difícil diagnosticar uma da outra. Relatamos um caso raro de uma mulher branca de 50 anos de idade com uma história de gota crônica e artrite reumatóidea que se apresentou com gota tofácea intradérmica. A gota, que é causada pelo excesso de ácido úrico, é um diagnóstico médico comum que pode ter uma apresentação similar a artrite reumatóide. Embora a gota e a artrite reumatóide sejam comumente observadas na população em geral, elas raramente coexistem no mesmo paciente. A gota tofácea é uma condição comum que causa menos lesões cutâneas chamada tofo.

Relatório do processo
A paciente branca de 50 anos de idade foi transferida para o centro médico da Universidade do estado de Oklahoma. Sua história médica foi significativa para artrite reumatóide diagnosticada aos 16 anos, bem como gota, depressão e hipertensão que foram de duração desconhecida. No exame físico foi diagnosticado inchaços nos punhos bilateralmente. O raio-x das mãos e dos pés revelou osteopenia. Consultas com a reumatologia e a nefrologia foram obtidas após 4 dias de admissão. Após 6 dias de admissão a paciente encontrava-se em condições estáveis, assim como melhorou mas não por completo, as lesões por tofo.

Comentário
Artrite simétrica e inchaço nas articulações metacarpofalangianas da paciente confirmou sua histéria de artrite reumatóidea. Simétrica partição conjunta pode ser vista na gota tofácea. Apesar da paciente apresentar nível de ácido úrico normal, o diagnóstico de gota foi confirmada através da biópsia cutânea pela presença de cristais de uratos monossódicos.

Conclusão
A gota tofácea é uma manifestação clínica que tem sido observada em doentes com uma história de gota crônica. Embora gota crônica e artrite reumatóide são entidades clínicas comuns, elas raramente coexistem.

Reference:
- Pubmed: JAOA • Vol 107 • No 12 • December 2007 • 554-556

Full text: http://www.jaoa.org/cgi/content/full/107/12/554?maxtoshow=&HITS=10&hits=10&RESULTFORMAT=&fulltext=Tophaceous+gout+in+a+patient+with+rheumatoid+arthritis&searchid=1&FIRSTINDEX=0&sortspec=relevance&resourcetype=HWCIT