CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, 4 de março de 2008

Ácido Úrico: o que seu aumento pode causar



O ácido úrico é um produto do metabolismo das purinas (proteínas). Ele é um ácido fraco e geralmente se acumula na sinóvia, o líquido viscoso que se acumula nas cavidades articulares.
Diversas doenças podem ocorrer relacionadas às alterações do ácido úrico:
Gota
Artrite úrica
Insuficiência renal aguda e/ou crônica
Cálculo renal, etc
As pessoas com aumento do ácido úrico têm dificuldade de eliminá-lo. Geralmente desenvolvem a gota úrica, doença que lembra a artrite, pela ocorrência de dores nas articulações.
Sintomas da Gota
Na maioria das vezes, o primeiro sintoma é um inchaço do dedo grande do pé acompanhado de dor forte. A primeira crise pode durar de 3 a 10 dias, e após este período o paciente volta a levar uma vida normal, o que geralmente faz com que ele não procure ajuda médica imediata. Uma nova crise pode surgir em meses ou anos e comprometer a mesma ou outras articulações.
O melhor controle para pacientes que possuem níveis elevados de ácido úrico no sangue (após avaliação médica) é feita através da dieta e em alguns casos há a necessidade do uso de medicamentos que inibem sua síntese ou aumentam sua excreção através dos rins.
Recomendações Importantes
- Desprezar a água em que cozinhar as carnes- Carnes assadas não devem ser tostadas- Não utilizar preparações ou alimentos ricos em gorduras- Não ingerir bebidas alcoólicas- Ingerir 2 a 3 litros de água por dia

0 comentários: